Mudanças entre as edições de "Página principal"

De RH TECH
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 118: Linha 118:
 
=====  [[Telepresença]]=====
 
=====  [[Telepresença]]=====
 
====[[Blind Hiring (Contratação às Cegas)]]====
 
====[[Blind Hiring (Contratação às Cegas)]]====
'''ATS (Applicant Tracking System)'''
+
O que é Recrutamento às cegas ou blind hiring?
A ATS é uma espécie de software de recrutamento, que possibilita automatização e maior eficiência para processo de seleção. Esses softwares disponíveis no mercado, auxiliam o RH a encontrar os melhores candidatos para as suas vagas de forma prática e estratégica.
 
  
O uso de tecnologias no processo de R&S, facilita a divulgação das vagas onde existe integração entre plataformas, avaliação das qualificações do candidato de maneira personalizada através de teste e inteligência artificial, além de possibilitar gestão e acompanhamento colaborativo dos gestores no durante todo o processo.  
+
É uma técnica que busca omitir informações do candidato durante o processo seletivo, avaliando apenas dados relevantes para função pleiteada. Ou seja, são ocultas informações que não influencie na qualidade do trabalho e podem influenciar na contratação do profissional, tornando o processo mais justo, sem interferência de pré-julgamentos conscientes ou inconscientes do recrutador.
 +
Desse modo, informações pessoais como idade, gênero, orientação sexual, estado civil, religião, etnia, formação ou instituição formadora não são apresentados no processo seletivo para evitar que julgamentos e/ou preconceitos no recrutador impacte na tomada de decisão. O que é considerado na seleção são as experiências e competências demostradas pelo candidato e que são relevantes para sua performance, assegurando oportunidades iguais para todos.  
  
'''Para que automatizar o processo de Recrutamento e Seleção?'''
+
Como fazer?
Com o advento da indústria 4.0 e a ascensão das novas gerações no mercado de trabalho, o setor de Recursos Humanos tem buscado ferramentas para acompanhar essas mudanças. Esse novo modelo irá influenciar diretamente a mão de obra, fazendo com que as empresas se preocupem cada vez mais com seus atuais modelos de gestão de pessoas. Neste cenário, o RH passa a ter um papel estratégico e fundamental dentro das organizações.  
+
O processo de contratação às cegas vai desde a utilização de softwares para triagem de currículos sem informações pessoais, aplicação de testes (prova técnica, case, projeto, etc.), até desenvolvimento de entrevistas com perguntas e respostas por escrito, ou via chat.
O recrutamento e seleção compreende um dos subsistemas fundamentais neste processo. A Informatização torna o recrutamento mais eficiente, organizado e profissionalizado, possibilitando otimização do tempo e melhores resultados. Pesquisas apontam que no Brasil, 82% dos empregadores consideram o RH digital algo “importante” ou “muito importante”.
+
 +
Principais Benefícios:
 +
Imparcialidade na avaliação dos currículos – foco nas experiências e competências necessárias ao cargo, reduz preconceitos e julgamentos durante os recrutamentos;
 +
Maior produtividade - ao desconsiderar informações pessoais irrelevantes, os profissionais são escolhidos essencialmente pela sua qualificação, competências e expertises, pessoa certa no lugar certo.
 +
Maior diversidade no ambiente de trabalho -formação de equipes heterogenias como experiências, expectativas e formações distintas favorece ao ambiente mais criativo e inovador.
 +
Maior alinhamento -contratações alinhadas ao fit cultural, contrata-se pela identidade do profissional e não pela sua formação acadêmica;
  
'''Ganhos com a uso da ATS:'''
+
Employer Brading - termo em inglês que se refere a boa imagem da empresa na perspectiva dos colaboradores, Nesse sentido, uma organização que não discrimina e pratica a diversidade terá uma imagem positiva de um bom lugar para se trabalhar na visão interna e da sociedade como todo.
São muitos os ganhos com a utilização de softwares no processo de R&S dentre eles, podemos destacar:
+
Redução de custos, agilidade e assertividade – software faz todo processo e cabe ao recrutador etapa final. Menor tempo de processo seletivo e escolha mais assertiva.
-  Agilidade no processo e eficiência na contratação;
 
- Redução de custo: otimizar o tempo da equipe responsável pelo processo de R&S e eliminar a necessidade de investir em plataformas de divulgações pagas;
 
- Segurança dos dados: com a utilização do software, os dados ficam salvos em nuvem;
 
- Solicitação e acompanhamento de vagas de maneira on-line: gestores e RH realizam rastreabilidade em tempo real;
 
- Sigilo e segurança das Informações: é possível escolher usuários e permissões de acesso;
 
- Sustentabilidade: uma vez que o processo é conduzindo virtualmente, elimina, por exemplo, impressões de currículos, ligações para retornos e agendamentos que passam a ser conduzidas via sistema/e-mail;
 
- Divulgação simultânea em diversas fontes de recrutamento: reduz o tempo gasto nesse processo, além de possibilitar o compartilhamento em redes sociais e identificar posteriormente a origem dos candidatos;
 
- Página de Carreiras da empresa: divulgação de Processos Internos para participação e acompanhamento on-line dos colaboradores e indicação de talentos via sistema;
 
- Interação com os recrutadores e candidatos: possibilidade de vídeos e testes customizados para atender a necessidade da vaga, além de uma comunicação clara e acessível com o candidato que acompanha as etapas do processo e recebe feedback via sistema;
 
- Funcionalidades do software: Testes preliminares de triagem, aplicação, correção, filtros de currículos, agendamento com candidato e recrutador e feedback via sistema o que promove respostas mais rápidas aos candidatos e recrutadores;
 
- Classificação dos candidatos por desempenho, acompanhamento de prazos e indicadores.
 
  
 
+
Leituras: https://www.sbcoaching.com.br/blog/recrutamento-as-cegas/
http://blog.compleo.com.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-informatizacao-dos-testes-para-o-recrutamento-e-selecao/
+
https://valor.globo.com/carreira/recursos-humanos/noticia/2018/01/18/recrutamento-as-cegas-comeca-a-ganhar-espaco.ghtml
http://www.kenoby.com/blog/sistemas-de-recrutamento-e-selecao/
 
  
 
==Além disso confira abaixo, algumas tendências da tecnologia para os próximos anos:==
 
==Além disso confira abaixo, algumas tendências da tecnologia para os próximos anos:==

Edição das 08h03min de 14 de outubro de 2019

O MediaWiki foi instalado.

Consulte o Manual de Usuário para informações de como usar o software wiki. ABRH BA

O que é a ABRH - BA?

A ABRH Bahia é uma entidade não governamental sem fins lucrativos e tem por finalidade, o desenvolvimento de pessoas, organizações e sociedade, através da educação, cultura, apoio técnico e científico, capacitação, pesquisa, atividades associativas e ação social.

O Conselho Deliberativo, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva, são compostos por profissionais atuantes nas áreas de Gestão e de Recursos Humanos, que se dedicam aos propósitos da associação voluntariamente.

Foi fundada em 08 de maio de 1989, sob a denominação Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Bahia por profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos no Estado. Filiada à WFPMA – World Federation of People Management Associations e à FIDAGH – Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana através da ABRH-Brasil que também integra a CRHLP – Confederação dos Profissionais de Recursos Humanos dos Países de Língua Portuguesa, fundada em 2010.


Para tanto, atuamos com enfoque em quatro pilares:

1. Associativismo: Disseminar o conhecimento, visando a qualificação do profissional de Recursos Humanos, por meio da promoção do intercâmbio de experiências e do relacionamento dos profissionais e empresas deste segmento em torno dos objetivos e valores específicos da gestão de pessoas.

2. Representatividade: Promover, fortalecer e valorizar as práticas em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos junto a todos os segmentos da sociedade civil e empresarial em todo estado da Bahia.

3. Sustentabilidade: Garantir a efetividade e a perenidade financeira da organização, juntamente com seus esforços.

4. Visibilidade: Tornar-se efetivamente reconhecida como organização de referência na área de Gestão de Pessoas, por meio do fortalecimento de sua imagem institucional e da estruturação de ações planejadas, visando a valorizar sua marca, otimizar vantagens competitivas e obter sinergia entre as informações disseminadas pela ABRH Bahia e seus públicos.

Identidade Organizacional

Nossa missão

Fomentar uma comunidade inovadora e colaborativa, que conecte diferentes atores do cenário das relações do trabalho, com o objetivo de difundir as melhores práticas em gestão de pessoas.

Nossa visão Ter representatividade global e ser fonte de referência nacional na construção colaborativa de conhecimento e conteúdo em gestão de pessoas.

Nossos valores

I - Postura ética e apartidária:

Rejeite todas as formas de fisiologismo e personalização das ações;

Seja transparente e trate as pessoas com equidade

Honre os seus compromissos

II – Conectividade:

“É estar acessível a todos, a todo momento”

Estabeleça uma comunicação aberta, clara e constante;

Garanta a existência e utilização assertiva de canais de comunicação multimídias;

Democratize o acesso aos conteúdos gerados pela instituição;

Oportunize a troca de experiências.

III - Crescimento sustentável:

“o nosso hoje respeita o amanhã”

Garanta a sustentabilidade econômica pautada em práticas responsáveis de gestão e ao rigor da realidade orçamentária;

Fomente a cultura da articulação de parcerias e mobilização de recursos para a causa da instituição;

Busque excelência em tudo que fizer;

Planeje com foco antes de executar.

IV – Inclusão:

“a diversidade faz a força da equipe”

Tenha a diversidade como elemento transversal de todas as ações da instituição;

Estimule a inclusão de atores oriundos de diferentes áreas profissionais.

V - Retorno à sociedade: é participar dos grande temas nacionais para transformação social pertinentes ao mundo do trabalho.

Dissemine o conhecimento sobre o mercado de trabalho e carreira.

Atue com o foco no coletivo.

VI – Colaboração: juntos somos mais fortes

Construa e valorize um bom clima de trabalho.

Cultive e estabeleça relacionamentos com base na confiança.

Trabalhe em equipe e compartilhe a informação.

Enfrente conflitos com honestidade e objetividade.

Promova e estimule o voluntariado.

Visando o maior conhecimento sobre a Tecnologia relacionada a Gestão de Pessoas, preparamos 28 artigos de conteúdos para você:

Inteligência Artificial
Blockchain
Criptomoedas
Digital Twin
Big Data
Cloud e Saas
MOOC
Gamification
Internet of Things
Mobile
Redes Sociais e vídeos
RH 4.0
People Analytics
Realidade Virtual
Learning Machine
Transformação Digital
Recrutamento Agil
Governança de Dados
LGPD_(Lei_geral_da_proteção_de_dados)
Soft_Skills
Mundo_VUCA
Flexibilização_no_Trabalho
Conflitos_de_Gerações
Comunidades_de_práticas
Gestão_do_conhecimento
Telepresença

Blind Hiring (Contratação às Cegas)

O que é Recrutamento às cegas ou blind hiring?

É uma técnica que busca omitir informações do candidato durante o processo seletivo, avaliando apenas dados relevantes para função pleiteada. Ou seja, são ocultas informações que não influencie na qualidade do trabalho e podem influenciar na contratação do profissional, tornando o processo mais justo, sem interferência de pré-julgamentos conscientes ou inconscientes do recrutador. Desse modo, informações pessoais como idade, gênero, orientação sexual, estado civil, religião, etnia, formação ou instituição formadora não são apresentados no processo seletivo para evitar que julgamentos e/ou preconceitos no recrutador impacte na tomada de decisão. O que é considerado na seleção são as experiências e competências demostradas pelo candidato e que são relevantes para sua performance, assegurando oportunidades iguais para todos.

Como fazer? O processo de contratação às cegas vai desde a utilização de softwares para triagem de currículos sem informações pessoais, aplicação de testes (prova técnica, case, projeto, etc.), até desenvolvimento de entrevistas com perguntas e respostas por escrito, ou via chat.

Principais Benefícios: Imparcialidade na avaliação dos currículos – foco nas experiências e competências necessárias ao cargo, reduz preconceitos e julgamentos durante os recrutamentos; Maior produtividade - ao desconsiderar informações pessoais irrelevantes, os profissionais são escolhidos essencialmente pela sua qualificação, competências e expertises, pessoa certa no lugar certo. Maior diversidade no ambiente de trabalho -formação de equipes heterogenias como experiências, expectativas e formações distintas favorece ao ambiente mais criativo e inovador. Maior alinhamento -contratações alinhadas ao fit cultural, contrata-se pela identidade do profissional e não pela sua formação acadêmica;

Employer Brading - termo em inglês que se refere a boa imagem da empresa na perspectiva dos colaboradores, Nesse sentido, uma organização que não discrimina e pratica a diversidade terá uma imagem positiva de um bom lugar para se trabalhar na visão interna e da sociedade como todo. Redução de custos, agilidade e assertividade – software faz todo processo e cabe ao recrutador etapa final. Menor tempo de processo seletivo e escolha mais assertiva.

Leituras: https://www.sbcoaching.com.br/blog/recrutamento-as-cegas/ https://valor.globo.com/carreira/recursos-humanos/noticia/2018/01/18/recrutamento-as-cegas-comeca-a-ganhar-espaco.ghtml

Além disso confira abaixo, algumas tendências da tecnologia para os próximos anos:

Bioplástico
Robô Amigo
Controle de qualidade dos alimentos
Ferramentas_de_produtividade_para_RH
Armazenamento_de_dados_em_DNA

Visite o nosso site:

https://www.abrhba.org.br/