O último encontro do GRH (Grupo de Relações Humanas) aconteceu no dia 14 de maio, quando foi abordado o tema Experiência do Colaborador (Employee Experience), contando com a presença de dois convidados: Cristiane Barreto, sócia da SimplesVet e responsável pela manutenção da cultura organizacional da empresa e Pedro Pessoa, Head of Global Payroll Inputs de uma renomada empresa de tecnologia situada no Vale do Silício, Califórnia.
Na oportunidade, Cristiane Barreto apresentou as práticas de gestão de pessoas da SimplesVet, empresa que oferece sistema de gestão de clínicas veterinárias, tendo o “vetlover” (como é chamado o colaborador) como foco central das decisões tomadas. Dentre as ações realizadas, foram citadas: reuniões com lideranças; assistência ao vetlover no período de experiência; comemoração de aniversários; happy hour, que atualmente ocorre na modalidade virtual com crédito no Ifood; reunião com o CEO quinzenalmente; atendimento psicológico semanal para todos os funcionários.
Logo em seguida, o convidado Pedro Cintra proporcionou uma roda de conversa descontraída, explanando sobre práticas, relacionadas ao tema, realizadas em empresas de tecnologia do Vale do Silício, relatando que, em seu entendimento, o sucesso de empresas do ramo está relacionado, sobretudo, ao processo de contratação dos colaboradores, atenção à diversidade, autonomia das pessoas e escuta atenta para toda tomada de decisão. Dentre as experiências vividas na empresa os colaboradores promovem treinamentos internamente e grupos de mentoria.
Ambos convidados relataram que o processo seletivo das empresas em que trabalham é lento, pois investe-se bastante tempo buscando alguém que realmente tenha os valores e competências aderentes a cultura organizacional, para integrar a equipe.