Blind Hiring (Contratação às Cegas)

De RH TECH
Revisão de 08h08min de 14 de outubro de 2019 por Maynês Aragão (discussão | contribs) (→‎O que é ?)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O que é Recrutamento às cegas ou blind hiring?

É uma técnica que busca omitir informações do candidato durante o processo seletivo, avaliando apenas dados relevantes para função pleiteada. Ou seja, são ocultas informações que não influencie na qualidade do trabalho e podem influenciar na contratação do profissional, tornando o processo mais justo, sem interferência de pré-julgamentos conscientes ou inconscientes do recrutador. Desse modo, informações pessoais como idade, gênero, orientação sexual, estado civil, religião, etnia, formação ou instituição formadora não são apresentados no processo seletivo para evitar que julgamentos e/ou preconceitos no recrutador impacte na tomada de decisão. O que é considerado na seleção são as experiências e competências demostradas pelo candidato e que são relevantes para sua performance, assegurando oportunidades iguais para todos.

Como fazer? O processo de contratação às cegas vai desde a utilização de softwares para triagem de currículos sem informações pessoais, aplicação de testes (prova técnica, case, projeto, etc.), até desenvolvimento de entrevistas com perguntas e respostas por escrito, ou via chat.

Principais Benefícios: Imparcialidade na avaliação dos currículos – foco nas experiências e competências necessárias ao cargo, reduz preconceitos e julgamentos durante os recrutamentos; Maior produtividade - ao desconsiderar informações pessoais irrelevantes, os profissionais são escolhidos essencialmente pela sua qualificação, competências e expertises, pessoa certa no lugar certo. Maior diversidade no ambiente de trabalho -formação de equipes heterogenias como experiências, expectativas e formações distintas favorece ao ambiente mais criativo e inovador. Maior alinhamento -contratações alinhadas ao fit cultural, contrata-se pela identidade do profissional e não pela sua formação acadêmica;

Employer Brading - termo em inglês que se refere a boa imagem da empresa na perspectiva dos colaboradores, Nesse sentido, uma organização que não discrimina e pratica a diversidade terá uma imagem positiva de um bom lugar para se trabalhar na visão interna e da sociedade como todo. Redução de custos, agilidade e assertividade – software faz todo processo e cabe ao recrutador etapa final. Menor tempo de processo seletivo e escolha mais assertiva.

Leituras: https://www.sbcoaching.com.br/blog/recrutamento-as-cegas/ https://valor.globo.com/carreira/recursos-humanos/noticia/2018/01/18/recrutamento-as-cegas-comeca-a-ganhar-espaco.ghtml