Recrutamento ágil
Índice
Oque é o Recrutamento Ágil?
Segundo Kelly Maia, escrevendo ao medium.com afirma, Acredito que um processo seletivo é um projeto, e como todo projeto exige pragmatismo, organização, ferramentas e estratégia. Não é algo que você possa desenvolver de forma automática ou individual. Um bom projeto conta com muitas mãos e cabeças, com cenários complexos e elementos técnicos, operacionais e interpessoais, afinal todo projeto é feito por e para pessoas. Assim como em um projeto, para que o recrutamento ágil exista, precisamos de um ambiente favorável, pensamento lean e motivação para mudar paradigmas. A dança entre soft skills e metodologias é o que possibilita um resultado diferente da média.
Para que o processo de recrutamento seja de fato ágil, mesmo envolvendo tantas pessoas, alguns elementos são essenciais.
- Entrega contínua e visibilidade do processo
- Mudanças são bem vindas. Adapte-se!
- Fluxo de trabalho e previsibilidade
- Multidisciplinaridade e colaboração
- Confiança, transparência e ambiente seguro para questionamentos
- Respeito com as pessoas e Comunicação
- Excelência técnica e métricas
- Simplicidade e redução de desperdício: MVP
- Melhoria contínua e processos ágeis
O recrutamento ágil e a gestão de pessoas
Como aconteçe com as ferramentas de tecnologias aplicadas ao RH, a visão ágil do setor de RH, trás impatos significativos ao desenvolvimento do setor, mas também apresenta impactos à gestão de pessoas da organização. Trabalhar com um setor de forma estratégia permite a redução dos custos operacionais, confiabilidade do processo, aumento de qualidade, satisfação do envolvidos, respostas rápidas e eficientes. São pontos imprescindíveis para qualquer setor de uma organização, e as práticas de agilidade no RH o torna um setor eficiente.
Leitura Adicional
gestao-de-recursos-humanos-agil
rh-agil-recrutamento-e-selecao/