People Analytics
Índice
- 1 Oque é a People Analytics?
- 1.1 Você pode estar se perguntando, mas de onde vem esses dados?
- 1.2 A relação entre People Analytics e o Big Data.
- 1.3 Como o People Analytics pode modificar os processos de RH e gestão de pessoas?
- 1.4 Com o uso da metodologia People Analytics é possível obter outras vantagens:
- 1.5 Voltar à página inicial
Oque é a People Analytics?
Com o avanço do uso das informações como geradores de renda, você já deve ter ouvido falar que a informação é o novo petróleo do mundo,a manipulação dos dados, o Big Data não é mais novidade e vem sendo usado cada vez mais dentro das organizações, agora imagine utilizar tecnologias de manipulação de dados nas atividades de gestão de pessoas?
O people analytics apresenta um diferencial poderoso para a modificação do trabalho com gestão de pessoas, oque faz dessa tecnologia um atrativo para os empreendedores de todos os níveis.
O People Analytics e sua montanha de dados geradas, promete transformar a maneira na qual as empresas contratam, promovem e interagem com seus colaboradores. Isso significa que a soma das ações, interações e conexões registradas digitalmente das pessoas, serão compreendidas em uma nova dimensão e permite que a empresa avalie essas informações de forma estratégica.
Sendo assim, a implantação do People Analytics faz toda a diferença para o trabalho com o RH.
Antes de qualquer coisa é importante deixar claro que a people analytics não é uma ferramenta ou um software, é se caracteriza como uma metodologia cujo a base é a coleta, organização e análise dos dados aplicados à gestão de pessoas para definir com uma visão estratégica o papel de cada colaborador dentro da empresa.
Seu principal objetivo é a melhoria da qualidade na tomada de decisões sobre os colaboradores a partir do cruzamento dos dados coletados e analisados. Dessa forma é possível solucionar diversos problemas que estejam ocorrendo com o colaborador, por exemplo, baixa na produtividade, pouco engajamento ou alta rotatividade.
Você pode estar se perguntando, mas de onde vem esses dados?
Os gestores podem buscar os dados de diversas formas, sobre bancos de dados da própria empresa como, sistema de marcação de pontos, folha de pagamento. Além de formas internas a organização é possível coletar informações pertinentes ao colaborador, junto à redes sociais, programas de seleção, entre outros. É necessário uma coleta de dados específica, a geração de resíduos de dados desnecessários podem afetar a qualidade do processo de análise.
A relação entre People Analytics e o Big Data.
Quando se pensa em grande volume de dados, variedade, estruturados ou não, lembra-se rapidamente da tecnologia do Big Data, que consiste em apanhar os dados e armazenar o grande volume de dados independente do seu caráter e/ou estruturação, todavia a organização pode trabalhar de forma lenta no processo de armazenamento e entendimento de dados não estruturados, ai entra o People Analytics.
Ele irá atuar sobre os dados que estão armazenados no Big Data, cruzando, analisando e transformando esses dados em informações organizadas e uteis para a gestão de pessoas.
Pode-se afirmar assim que o Big Data é a base para a execução do processo do People Analytics.
Como o People Analytics pode modificar os processos de RH e gestão de pessoas?
A utilização dos dados para a gestão de pessoas pode trazer inumeras vantagens para o processo, da mesma forma acontece com a atividade de RH, é possível executar contratações mais inteligentes, demissões, recolocações e com a analise das informações dos colaboradores é possível executar decisões de Gestão de Pessoas de forma mais precisa. Após conhecer melhor o colaborador se torna mais fácil trata-lo de forma satisfatória.
Com o uso da metodologia People Analytics é possível obter outras vantagens:
Descobrir qual é a motivação de cada colaborador
É possível descobrir qual é o principal fator que mantém cada colaborador engajado com o processo, e mensurar oque e quanto algo é importante para garantir a sua satisfação no ambiente de trabalho e com a sua atividade.
Contratar pessoas de forma mais inteligente
O processo de contratação de muitas empresas ainda apresentam dificuldades na execução de suas tarefas, muitas vezes os processos seletivos oferecem uma pouca gama de informações que muitas vezes não são capazes de determinar para a empresa o verdadeiro perfil dos colaboradores, contudo, coma o uso da metodologia é possível cruzar e analisar informações diversas que muitas vezes estão soltas em diversos meios, com isso o contratante consegue verificar de forma mais efetiva a personalidade e caráter do colaborador colocando-o no devido local, onde o mesmo desenvolverá melhor o seu potencial.
Acompanhar a produtividade da empresa
Através da analise dos dados o RH pode verificar deficiências produtivas para cada colaborador de forma específica, realocando-o ou motivando-o será possível aumentar a produtividade do recurso, e consequentemente a produtividade da empresa.
Decidir com estratégia
A tomada de decisões pode se tornar um bicho papão dentro das organizações, tendo em vista isso, mecanismos são gerados frequentemente para o auxilio na atividade, a metodologia People Analytics, trás consigo conforto na atividade de tomada de decisões pois os dados que outrora dificilmente seriam analisados pela sua complexidade e consequentemente poderia afetar ao processo, agora com a metodologia aplicada pode-se analisa-lo de forma mais tranquila e eficaz. Reduzindo assim a obscuridade do processo e promovendo confiança na tomada de decisões.
Como toda tendência, o objetivo primário é o estudo da metodologia. É necessário conhece-la de forma holística para garantia de qualidade no processo de execução.
Leitura Adicional
people-analytics/ metodologias/people-analytics/