Mudanças entre as edições de "Soft Skills"

De RH TECH
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com 'miniaturadaimagem =Oque são os Soft Skills?= Soft Skills são competências que dizem respeito à personalidade de um profissional. Envolve apt...')
 
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:Soft skills2.webp|miniaturadaimagem]]
+
[[Arquivo:Soft.jpg|miniaturadaimagem]]
 
=Oque são os Soft Skills?=
 
=Oque são os Soft Skills?=
  

Edição das 11h26min de 1 de outubro de 2019

Soft.jpg

Oque são os Soft Skills?

Soft Skills são competências que dizem respeito à personalidade de um profissional. Envolve aptidões mentais, emocionais e sociais. Elas surgem a partir de experiências, cultura, educação, criação ou até mesmo etnia.

Pode-se afirmar que são características particulares, carregadas por um individuo.

Os Soft Skills estão diretamente ligados à capacidade do colaborador se relacionar com as outras pessoas, isso pode afetar negativamente ou positivamente no ambiente organizacional. Por tal motivo essas características devem ser analisadas com cautela.

Segundo o site Blogrh, as soft skills são uma parte essencial de qualquer carreira de sucesso, traduzindo ao pé da letra são chamadas de “habilidades suaves”, mas na verdade se refere a habilidades que se resumem à sua inteligência emocional, capacidade de entender e trabalhar com as pessoas ao redor, fazendo o funcionário ser um membro da equipe que agrega valor à empresa não apenas pelos conhecimentos exigidos para o cargo.

Obviamente, que as soft skills não excluem a necessidade de o profissional obter um amplo conhecimento sobre sua área de atuação, porém aliando as duas habilidades, formam profissionais que se destacam por possuírem características que são essenciais para o ambiente de trabalho.

Sendo assim, é mais do que necessário que as empresas apliquem os seus esforços para que seus colaboradores possam desenvolver a soft skills.

Os Soft Skills e o desenvolvimento da gestão de pessoas

Como a influencia das habilidades chamadas de hard skills o mundo corporativo desenvolve potencias de conhecimento técnico, porem não vale muito o investimento apenas nas habilidades de conhecimento técnico, é preciso haver o investimento nas Soft Skills, habilidades emocionais, ou habilidades suaves.

O setor de Gestão de Pessoas pode ser provido de diversos benefícios com a aplicação e o investimento em soft skills, algumas das vantagens do investimento no potencial emocional dos colaboradores são:

  • Equipes Resilientes

Quando os profissionais componentes de uma determinada equipe conseguem se relacionar de forma positiva entendendo as limitações e potenciais uns dos outros, a equipe consequentemente conseguirá suportar condições adversas sem perder capacidades primordiais para o seu bom funcionamento.

  • Comunicação eficaz

O uso de uma comunicação eficiente garante maior parte dos sucessos em transações e execuções de tarefas. Portanto o investimento em Soft Skills permitirá o entendimento entre os colaboradores e desenvolverá um padrão de comunicação de qualidade.

  • Flexibilidade

Por ser desenvolvido um padrão de respeito e visão conjunta, entender as limitações uns dos outros permite o desenvolvimento de flexibilidade às necessidades do momento.

  • Criatividade

Com o mercado cada vez mais competitivo, profissionais com ideias e pensamentos criativos podem se destacar. As empresas estão buscando profissionais que conseguem demonstrar mais facilidade na elaboração de soluções de forma rápida e inovadora.

Sendo assim é possível perceber como a Soft Skills pode nos dias de hoje desenvolver um profissional de potencial muito acima do conhecido no mercado, e como garantia de sucesso o ambiente corporativo pode obter retornos mais satisfatórios em relação aos seus processos e atividades, além de satisfação na relação com o Recurso Humano da organização.

Leitura Adicional

como-desenvolver-as-soft-skills-na-sua-empresa/

blog/soft-skills-para-gestores/

soft-skills/

o-que-sao-soft-skills/

Veja Também

LGPD