Mudanças entre as edições de "Gamification"

De RH TECH
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
Linha 52: Linha 52:
  
  
===Leia Também===
+
==Leia Também==
 
[https://projek.com.br/wiki/index.php?title=Redes_Sociais_e_V%C3%ADdeos Redes Sociais e Vídeos]
 
[https://projek.com.br/wiki/index.php?title=Redes_Sociais_e_V%C3%ADdeos Redes Sociais e Vídeos]
  
  
  
====Leitura Adicional====
+
==Leitura Adicional==
 
[https://sambatech.com/blog/insights/gamification/ Gamification no EAD]
 
[https://sambatech.com/blog/insights/gamification/ Gamification no EAD]
 +
 +
==[[Página principal|Voltar à página inicial]]==

Edição atual tal como às 12h03min de 3 de outubro de 2019

Gamificação.jpg

Oque é Gamification?

É o processo do uso de técnicas e designer de games em outros contextos que diretamente não estão associados a um jogo em si. É trazer o jogo para a realidade e com isso impactar pontos como engajamento, produtividade, foco, determinação e outros, tornando mais simples atingir metas e objetivos em qualquer contexto.

Gamification é o nome que se dá para experiências similares com jogos. Ele consiste em contextualizar uma atividade ou um conjunto de atividades em um ambiente similar a um jogo, com regras, objetivos, fases e premiações.

Por meio do gamification, é possível transformar rotinas de trabalho ou estudo e fazer com que as pessoas se sintam mais inclinadas a se dedicar às tarefas e desafios que cada situação exige.

Segundo uma estimativa da Gartner, neste ano, a gamificação será um mercado de mais de 5 bilhões de dólares no mundo todo e, até 2020, 70% das maiores empresas do mundo terão pelo menos uma aplicação que utiliza esse conceito, fazendo com que ele se torne algo fundamental ao ambiente empresarial.

Porque utilizar a Gamificação?

A gamificação é uma tendência crescente porque corresponde às expectativas dos jovens que cresceram salvando princesas e coletando moedas e agora fazem parte da população economicamente ativa.

O grande problema é que, como essa leva de profissionais é composta por jovens extremamente dinâmicos e criativos, muitos deles se sentem desmotivados com a estrutura tradicional das empresas.

A gamificação chega para melhorar esse cenário, tornando o ambiente empresarial tradicional mais atrativo e divertido, além de proporcionar um contato muito mais agradável e cativante com as atividades cotidianas.

A gamificação como uma tecnologia

A gamificação não é propriamente uma tecnologia, mas sim uma experiência que pode ser implementada pela gestão de pessoas utilizando-se tecnologia ou não. Hoje várias soluções voltadas para o RH utilizam-se dessa técnica em sua dinâmica de uso.

Por exemplo, destacando e pontuando os usuários que completam determinadas atividades como:

A realização de um curso O cumprimento de uma meta O compartilhamento de conteúdo O Gamification leva ao engajamento maior do usuário na atividade proposta e por consequência no seu trabalho. É uma prática que está se consolidando e ficando cada vez mais comum no ambiente de trabalho.

A Gamification e a Gestão de Pessoas

A gamificação no RH é uma alternativa para gerar o engajamento dos colaboradores e, assim, alcançarem um objetivo ou meta. Pode ser: mais produtividade, engajamento, redução do absenteísmo ou mesmo em treinamentos e no processo seletivo da empresa.

Como implementar a gamificação no RH?

Uma nova ideia não pode ser, simplesmente, executada. Mesmo nos videogames, apertar botões a esmo não levam o jogador a lugar algum.

Portanto, antes de idealizar a gamificação no RH é preciso buscar:

  • desenvolver habilidades e competências específicas dos colaboradores;
  • motivá-los a aumentar os índices de produtividade;
  • engajar a equipe e integrá-la mais;
  • qualificar o treinamento na empresa;
  • reduzir o absenteísmo;
  • promover um diferencial de qualidade no sistema de recrutamento e seleção.

A Gamificação no RH promove inovação e é uma estratégia que apresenta grandes resultados.



Leia Também

Redes Sociais e Vídeos


Leitura Adicional

Gamification no EAD

Voltar à página inicial