Governança de Dados
Oque é Governança de Dados?
A governança de dados é uma gestão eficiente de toda informação digital gerada na sua empresa. Um diferencial e tanto para gerar insights, aumentar a produtividade com menos uso de recursos e com total segurança de sua propriedade intelectual.
Com a governança de dados é possível:
- Avaliar como está o crescimento da empresa;
- Mensurar os rendimentos das estratégias de forma instantânea;
- Realizar avaliação dos colaboradores;
- Calcular índices de atividades.
e muitos outros.
A governança de dados é um modelo de gestão em que a empresa coloca as informações que gera como centro da tomada de decisões. Todas as atividades exercidas pelo negócio geram registros, e eles ajudam a entender melhor o mercado, o funcionamento da empresa, as tendências de consumo e os clientes.
Nesse modelo de administração, os dados são captados das diferentes fontes, gerenciados para uma consulta otimizada e utilizados em análises estratégicas. A proposta é utilizar essas informações para ter percepções certeiras sobre o negócio. Dessa forma, a gestão é baseada nos dados que a empresa gera o todo tempo.
O RH e a governança de dados
Na tarefa de governança de dados o RH apresenta um papel muito importante, os dados também trazem percepções relevantes relacionadas a desempenho, produtividade e alcance de metas.
O departamento de RH apresenta inúmeras vantagens para a tarefa de governança de dados, alguns exemplos são:
Ajudar na coleta de dados
Como uma grande fonte geradora de dados o RH fornece grande parte dos dados importantes para a análise, deve-se ter a preocupação no controle dos dados gerados.
Dessa forma o RH pode fornecer informações por exemplo sobre candidatos a posições em aberto, para dessa forma absorver melhor os talentos.
Registrar informações importantes
Para que as informações captadas sejam realmente relevantes, é preciso definir indicadores. O RH precisa captar dados de destaque, não só relacionados ao cumprimento de deveres direcionados aos colaboradores.
Definir e controlar as metas de produtividade
A gestão estratégica está totalmente ligada às metas. Para que elas sejam alcançadas, os colaboradores precisam ter papéis bem definidos nesse processo. Sendo assim, o RH tem grande influência no momento de definir essas obrigações.
É fundamental que o setor controle bem os dados relacionados ao desempenho dos colaboradores em relação a essas metas. Eles serão de extrema importância para que líderes e gestores saibam a influência de seus subordinados no trabalho estratégico da empresa.
A influência da tecnologia nesse modelo de gestão
A governança de dados depende diretamente de soluções tecnológicas que proporcionem o suporte à captação, tratamento e análise de informações. Os softwares de RH atuais têm essas funções como base. Eles cruzam dados de sua base com os informados em currículos e em fichas de inscrições de candidatos.
O RH tem papel fundamental na governança de dados. As informações que gera e capta são de grande relevância estratégica, pois estão relacionadas à captação de melhores talentos e retenção dos que a empresa já tem. Além disso, o RH pode gerir dados que mostram como os colaboradores se desempenham diante das metas
Leitura Adicional
como-o-rh-pode-ajudar-sua-governanca-de-dados/ governanca-de-dados/